quarta-feira, 30 de junho de 2010

blog de cara lavada e outras novidades

Pois é... já vai mais de um ano que o blog está parado.

E tal como a nossa urbanização cresce, este blog tem de crescer. É necessário que os conteúdos e actividade se tornem proporcionais à actividade que cada vez é mais neste pequeno canto em que vivemos.


E no seguimento do último post aqui colocado, as novidades são acerca dos ecopontos e moloks.
Estive presente na última assembleia pública da junta de freguesia da Damaia e levei a discussão a nossa situação. O presidente da junta confirmou que tem conhecimento do caso mas não tinha ideia que a situação já se arrastava há tanto tempo. Tive o cuidado de expor o histórico (tal como foi relatado neste blog) complementando com datas. No final, fiz uma nota relativa ao estado de conservação dos ecopontos que, ainda nunca tendo sido utilizados, já se encontram em degradação visível. Prometeu-me que iria tomar acção e indagar junto do urbanizador o porquê da demora e pedir que o processo acelere.

Mencionei também a falta de limpeza nas ruas e terrenos circundantes. Quanto às ruas, fui informado que a varredora que deveria abranger a nossa área se encontra avariada à cerca de 3 meses. Esta informação acabou por ser contradita mais tarde, na mesma assembleia, com a intervenção de um membro de um partido da oposição (que nem me recordo). Segundo um relatório que esse interveniente trazia consigo, a câmara relatava que limpava com frequência um número alargado de locais, usando 2 varredoras automáticas. Um desses locais era a Atalaia... ou então não. A informação foi dada como dúbia e ficou para posterior esclarecimento.
Quanto aos terrenos, o presidente da junta disse que já tinha apresentado diversas queixas junto da polícia municipal e que iria ainda fazer pressão junto dos construtores para limpar a zona.

No final de tudo isto, saí de lá com um sabor agri-doce na boca. Por um lado cumpri o meu dever cívico de levar a quem de direito as questões que me preocupam como morador. Por outro lado, o discurso em que me responderam foi sempre num tom de "sim, eu sei. ainda hoje mesmo fiz um despacho para tratar disso. e amanhã pressiono os senhores...". Soube-me a pouco. No entanto sinto-me agora mais no direito de me deslocar à próxima assembleia (que ainda não sei data) e pedir pontos de situação.

Já agora, aproveito para deixar um pedido a todos os que aqui possa parar e ler:

Não empilhem lixo junto dos ecopontos, por favor. Ou se não o fazem e vêm vizinhos a fazer, peçam-lhes para não o fazer. Estamos a 200 metros de ecopontos funcionais. Se não querem ir a pé, coloquem o lixo, caixas de cartão vazias e tudo o que é tralha na mala do carro e despejem no dia seguinte quando saírem para o trabalho. Não custa nada e evita aumentar a javardeira em que se tornaram as nossas ruas e ecopontos.

Se forem apanhar a IC19 pela rotunda da Damaia de cima, podem usar os moloks e ecopontos da urbanização do Neudel
Se forem apanhar a N117 pelo cruzamento do Borel à entrada da Amadora, podem deixar nos ecopontos junto à clínica ou junto ao Amadora Trade Center

Um pequeno incómodo, mas é melhor isso que deixar o lixo até que os senhores da câmara passem para recolher. E certamente não é assim que vão salvar o planeta...

Obrigado

5 comentários:

  1. Caros Amigos,
    Recordo só um pequeno pormenor...ao irem de carro ao ecoponto estarão a emitir CO2, por isso sugiro a bicicleta com um atrelado para poderem colocar toda a tralha lá dentro.
    um abraço
    Citadino

    ResponderExcluir
  2. A ideia não é ir de propósito a um eco-ponto de carro. O que foi referido é tentar encontrar um eco-ponto no trajecto normal que cada pessoa faz no seu dia-a-dia. É uma pequena paragem, mas o ambiente agradece.

    ResponderExcluir
  3. Desde já parabéns pelo novo layout, ficou muito interessante :)
    Gostaria ainda me disponibilizar para me fazer acompanhar do grupo que está presente nestas reuniões. Infelizmente, em dias de semana só estarei disponível ao final do dia, mas creio que encontraremos algumas soluções em conjunto.

    Continuarei como desde há um ano atrás, atenta ao blog :) Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Eu acho interessante que se ponha a funcionar este blog para discussão dos problemas da nossa urbanização.

    Paulo

    ResponderExcluir
  5. Os meus parabens pelo novo visual e principalmente pelo regresso.

    Quanto aos molocks e o lixo que fica por fora eu ja assisti a varias caixas e esferovite que são deixados de fora pelos empreiteiros dos predios que estão em fase de acabamentos. É certo que devia ter chamado a atenção e não o fiz...

    Uma varredora na Atalaia....nunca nunca vi nenhuma e estou la em variadas horas do dia!

    ResponderExcluir