terça-feira, 27 de outubro de 2009

moloks e ecopontos? sem comentários.

Legenda do mapa:

A - localização do molok/ecopontos 1 (fechados)
B - localização do molok/ecopontos 2 (fechados)
C - localização de molok em funcionamento
D - localização de moloks e ecopontos em funcionamento; possível ponto de passagem a quem sai da urbanização e se dirige para o cruzamento do Borel
E - localização de moloks e ecopontos em funcionamento; uma das formas de entrar no cruzamento do Borel



molok/ecopontos 1, ângulo 1 (posição A no mapa)


molok/ecopontos 1, ângulo 2 (posição A no mapa)


molok/ecopontos 2, ângulo 1 (posição B no mapa)


molok/ecopontos 2, ângulo 2 (posição B no mapa)


molok 3 (posição C no mapa).
Foto retirada do mesmo local que a "molok/ecopontos 2, ângulo 2".
Em linha recta, a menos de 100 metros de distância de um molok em funcionamento


Nem vale a pena comentar mais. Fica apenas a nota que, na pior das hipóteses, os moloks e ecopontos encontram-se à distância de 900 metros de zonas de despejo de lixo e reciclagem 100% funcionais e com recolha periódica, ainda por cima numa zona de passagem para quem quer que queira apanhar N117, IC19 ou ir para o centro da Amadora. É um desvio de carro assim tão grande que justifique estar a deixar a urbanização neste estado?
Será que as pessoas que fazem isto julgam que desta forma estão a salvar o planeta ou pura e simplesmente acham que por magia os carros de recolha vão passar ali embora a rota ainda não esteja definida?

21 comentários:

  1. Boa tarde, sou um potencial morador da Atalaia.
    Gostaria de saber o que é que está previsto em relação às casas clandestinas que existem nas ruas: Av. Dr. Teofilo Carvalho dos Santos e Rua António Manuel da Cunha Belém.
    São para ser demolidas? existe algo no plano, como por exemplo um parque de estacionamento, zona verde?
    Desculpem postar esta pergunta no topico dos ecopontos.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Uma imagem vale mais que mil palavras!
    Mesmo morando na urbanização, não me dava conta que já tinhamos chegado a este ponto :/

    ResponderExcluir
  3. Faço minhas as palavras de LA !!

    ResponderExcluir
  4. Hoje enviei um email para a Camara da Amadora reclamando da situação dos caixotes de lixo continuarem fechados.
    Se mais gente o fizer talvez se lembrem de tratar deste assunto!

    ResponderExcluir
  5. Também já enviei... e também a questionar sobre os nossos espaços verdes.
    A resposta é sempre a mesma: são assuntos que deverão ser tratados com o urbanizador

    ResponderExcluir
  6. E triste, pq os espaços verdes começam a surgir - na ultima semana foram plantadas plantas e árvores - mas o vento espalha o lixo que se acumula ao lado dos caixotes e ecopontos, por toda a urbanizãção. E a culpa é dos moradores preguiçosos e dos construtores e operarios que ali depositam os caixotes dos electrodomesticos.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde,

    Resido na Atalaia á cerca de 5 meses, no entanto tenho familiares que já lá residem desde o ínicio da Urbanização. Só agora tomei conhecimento deste forum que considero de muita utilidade.

    Chamou-me á atenção este assunto em específico porque ainda á dias estava eu pela hora do jantar á janela quando vejo uns senhores de uma empresa de mudança a ser feita no prédio em frente, a fazeres exactamente este tipo de "serviço"... os moloks não abrem, bem deixam-se os caixotes mesmo aqui..
    Tirei fotos inclusivé da carrinha da empresa para fazer reclamação.
    Para alem desses senhores já assisti a várias cenas dessas feitas pelos próprios moradores.
    Não consigo entender porque é que as pessoas têm tanta preguiça de ir aos caixotes, será que em casa se estiverem longe do caixote também deitam para o chão o lixo?
    Maior falta de civísmo é impossível, não será do interesse dessas pessoas manterem o local onde habitam em boas condições?
    Enfim...

    ResponderExcluir
  8. Pelos vistos não. Deparei-me há dias com um saco do lixo junto ao molok fechado, frente ao prédio onde habito, deixado por algum morador "desleixado". Fui lá hoje tirá-lo, para dar o exemplo, mas se calhar amanhã está lá outro.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde,
    Sou uma potencial moradora da urbanização da atalaia mas fiquei apreensiva há uns dias atrás quando "descobri" um bairro de habitações clandestinas a cerca de 500m da urbanização. Pedia a colaboração dos actuais moradores no sentido de me dizerem se não têm tido problemas de segurança e se estão satisfeitos com a escolha desta zona para morar.
    Gostaria ainda de perguntar se sabem se existem planos para a abertura de mais alguns serviços na urbanização (apesar das poucas lojas disponíveis) tais como cafés, minimercados, etc.
    Muito obrigada a todos!

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde
    Vivo na Urbanização da Atalaia há mais de 2 anos e até hoje nunca senti qualquer problema.
    Pelo que me foi dito na altura em que comprei a casa, varias das habitações clandestinas irão sair dali, no entanto como referi, não sei nem nunca ouvi falar de nenhum problema.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia
    Sou uma futura moradora da Urbanização da Atalaia e espero ter feito a escolha certa. O local agrada-me bastante só é pena a falta de espaços verdes e a falta de civismo de alguns moradores que não têm respeito pelo local onde moram. Se todos colaborarem será mais fácil e não haverá lugar a arrependimento do investimento efectuado. É curioso que as pessoas antes de se decidirem em morar na Atalaia preocupam-se em saber se há bairros clandestinos proximos e depois, já moradores da Atalaia, comportam-se como se num bairro morassem

    ResponderExcluir
  12. Bom dia,
    Agradeço os vossos comentários. Para uma potencial moradora da Urbanização da Atalaia é muito importante ter o feedback de actuais moradores.
    De facto é uma pena a falta de civismo de algumas pessoas no que toca a situações como as dos moloks mas isso acontece infelizmente em todo o lado...
    Já agora aproveitava para perguntar se têm tido problemas de transito para sair/entrar na urbanização em horas de ponta.
    Uma vez mais obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Moro na urbanização há um ano e nunca tive problemas com o trânsito.
    Quanto aos comentários acima, sobre a falta de civismo de alguns moradores, sugiro que os vizinhos solicitem às vossas administrações de condomínio que sensibilizem os condóminos para o problema da colocação dos lixos em locais inadequados. É o que vou fazer.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde,

    Mora na Atalaia á 6 meses, embora já frequentasse desde o ínicio da urbanização por familiares que também lá residem.
    À cara futura vizinha, eu saíu e chego a casa sempre em hora de ponta e não há qualquer problema com trânsito, seja pela entrada da Clínica, seja pela entrada de quem vem da 2ª circular.
    Quanto ao bairro clandestino, não há qualquer problema, nem mesmo quando não existia a nossa urbanização.
    È um bairro clandestino, mas de pessoas que trabalham e têm a sua vida normal.
    As verdadeiras "barracas" existentes na rotunda onde vai sair o metro, grande parte já desapareceram, e as poucas que restão acredito que desaparecem assim que o metro estiver operacional na Atalaia.
    Por isso acho que temos todas as condiçoes para ter um bairro tranquilo, e o resto, o civísmo só depende de nós e quem já tenha condomínio formado deverá mesmo chamar á atenção dos restantes condóminos.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia,

    Sabem se irá existir algum parque infantil na Urbanização?
    Serei moradora, em pricípio, em Dezembro e como tenho um filhote pequeno tenho todo o interesse na existência de um local próprio para divertimento, sem a necessidade de deslocações de carro.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  16. Recebi esta resposta da Camara à qual já respondi lamentando a passividade de actuação da Autarquia:
    Tomando em consideração o teor do correio electrónico recebido de V. Exa., que mereceu a nossa melhor atenção, sobre o assunto supramencionado, informamos que o equipamento para resíduos indiferenciados e valorizáveis ainda se encontra em fase de instalação, por parte do urbanizador, em conformidade com o projecto de RSU aprovado.
    Deste modo, o equipamento só estará disponível para utilização pela população após a sua recepção definitiva por parte da Autarquia.

    Mais se informa, que a recolha de resíduos indiferenciados está a ser assegurada através da disponibilização de dezenas de contentores tradicionais de 1000 litros, que estão distribuídos por toda a urbanização.

    Com os melhores cumprimentos,


    Por Delegação de Competências
    O Vereador do Pelouro
    Eduardo Rosa

    ResponderExcluir
  17. E não é com certeza o primeiro nem o último e-mail com este tipo de pedido de informação que recebem...
    Às vezes parece-me uma saga que nunca mais termina...

    ResponderExcluir
  18. Passaram mais de 6 meses...mais! e tudo está na mesma!
    Eu já enviei de novo email para a Camara e Junta de Freguesia da Damaia.
    Se muita gente o fizesse podia ser que ajuda-se...
    Acho incrivel como tudo permanece na mesma!! Confesso que por vezes dá vontade de deixar o lixo na rua para ver se a Camara percebe! Ainda não o fiz mas já estive tentada!!

    ResponderExcluir
  19. Boa Tarde!
    Alguem sabe quando começam a funcionar os ecopontos na nossa urbanização,mais propriamente na rua edith cavell?
    Já cá moro ha mais de 6 meses e custa me utilizar ecopontos longe de casa tendo um mesmo à porta....

    ResponderExcluir
  20. Sou moradora há pouco mais de três meses, mas a minha irmã já cá mora há um ano e tudo está igual.
    Também já enviei um mail para a Junta de Freguesia da Damaia que me informaram de o assunto ter sido encaminhado para o Vereador da Câmara, mas.....tudo na mesma!

    ResponderExcluir
  21. Talvez solicitar que o assunto seja debatido na práxima Assembleia Geral da Câmara. Os construtores bem que podiam reunir a exigir que a Câmara fizesse a recolha ou desse á exploração. Na actualidade que todos falam do ambiente será até vergonhoso que uma instituição como a Câmara não tenha dado "andamento" à recolha selectiva de residuos.

    Aproveito para colocar este link.
    http://www.euparticipo.org/amadora/

    ResponderExcluir