segunda-feira, 19 de outubro de 2009

esclarecimento acerca da habitação social

Caros vizinhos:

de forma a tentar manter os tópicos limpos, decidi coloca um esclarecimento acerca do discutido tópico acerca da habitação social no bairro. Segundo o PDM da CM Amadora, podemos ler:

Artigo 32.º
Espaços urbanizáveis/urbanizáveis mistos

São constituídos pelos espaços delimitados na carta de ordenamento e integram as áreas que ainda não foram objecto de licenciamento de loteamento urbano, mas que se desejam ver incorporadas no processo urbano.

  1. (...)
  2. (...)
  3. Nos espaços urbanizáveis e urbanizáveis mistos 10% da totalidade dos fogos propostos serão obrigatoriamente afectos a programas de habitação social.
(...)

O que quer isto dizer? Que quer queiram quer não, se a imobiliária, construtor, vendedor, sobrinho ou primo vos diga que a urbanização X não irá ter área para habitação social, então estão a mentir-vos. Está no PDM e por lei, estes 10% são obrigatórios em TODAS as novas urbanizações. Posso confirmar que no plano original os lotes 19, 67 e 68 estavam reservados para habitação de custos controlados. Tanto quanto pude apurar na altura da compra da minha habitação, estaria ainda o urbanizador e a CMA em discussões acerca da diminuição deste número de lotes dando como contrapartida o facto de estar a ser construída o ski-skate parque usando o argumento que este complexo também tem fins de lazer social.
Este tipo de truques são muitas vezes usados pelos urbanizadores de forma a reduzir o número de lotes cedidos a habitação social ou custos controlados e só o tempo dirá se efectivamente iremos ter alguns lotes com esse fim. No entanto há algo também a ter em mente: mesmo com custos controlados, os prédios têm obrigatoriamente que manter a fachada padrão usada na urbanização (pois não podem destoar). Isto significa que as varandas, janelas e portas de vidro têm de se manter. Sabemos também que estes equipamentos são dispendiosos e que quem ficar a cargo da contrução destes hipotéticos lotes não poderá reduzir muitos custos aí (talvez na insonorização e alguns acabamentos, mas até estes são sujeitos a normas).
Outra questão importante é que já foi aprovada a expansão da linha azul do metro desde a futura estação da Reboleira até ao Hospital Amadora-Sintra, sendo que a próxima estação a ser criada será justamente a da Atalaia.
Quero também fazer referência ao facto que a primeira parte de edificação da urbanização está praticamente terminada e não se avistam (pelo menos para já) indícios que mais prédios serão construídos. Duvido que os próprios construtores se atrevam a levantar mais tijolo com tanta casa ainda por vender.

Não sei se o post foi útil, se afugentou possíveis moradores, se os tranquilizou. Apenas vos passo aquilo que sei, mesmo que possa ser algo incorrecto. Não se esqueçam que programas de habitação social não é a mesma coisa que bairro social. No nosso caso o mais provável é tratarem-se de habitações de custo controlado. Não acredito que a câmara fosse deitar abaixo o bairro de Sta Filomena, por exemplo, e colocá-los todos em casas de valor elevado num local privilegiado e com futura estação de metro como é a Atalaia.


Queiram deixar os vossos comentários, opiniões e correcções.

21 comentários:

  1. Boa noite vizinhos,

    Do assunto referido, convém referir 2 pontos:

    Na proposta do PS para a Câmara Municipal da Amadora, página 9 pode ler-se o seguinte:

    "Habitação a custos controlados para jovens

    Construção de fogos a custos controlados por forma a facilitar o início da vida dos jovens, permitindo a sua fixação no Concelho . Os bairros a custos controlados para jovens serão os seguintes:

    - Atalaia
    - Vila Chã
    - Casal da Mira
    - Serra das Brancas"

    E uma pequena correcção: a expansão da linha do Metropolitano é a Azul, e não a Vermelha como mencionado.

    Com os melhores cumprimentos

    ResponderExcluir
  2. A Urbanização do Neudel também deveria estar incluída? Afinal, é uma urbanização tão nova como as referidas no comentário anterior.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não foi aprovada o prolongamento do metro da Reboleira até ao Hospital. O que existe é uma "carta de intensões" para uma futura rede do metro.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde.

    Não sei se conhecem HABITAÇÂO A CUSTO CONTROLADOS na teoria para jovens...

    Dou como exemplo o bairro em frente a LIDL da Falagueira em frente a Escola secundária ao lado o do bairro de realojamento dos ciganos e ao lado da Quinta da Lage...

    Quem mora nesse bairro tem quase o mesmo aspecto educação e nivel social economico e cultural dos habitantes de Santa Filomena e outros..

    São uns prédios avermelhados .... vejam quem sai lá de dentro... turbantes na cabeça unha do mindinho comprida miudos sujos e rotos e barulho muito barulho...

    infelizmente é este o tpo de "coitadinho" com quem vamos ter que conviver...

    ResponderExcluir
  5. Estamos a falar de apenas 1 edifício em 67...

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de dar um exemplo positivo da Habitação a Custos Controlados/ Habitação Jovem. Existe junto há Alta de Lisboa, mais precisamente junto há Amaixoeira, na freguesia da Charneca do Lumiar, uma construção,recentemente construída na altura em Pedro Santana Lopes era Presidente da Câmara de Lisboa. Essa mesma Urbanização é Construção Custos Controlados e posso dizer-vos que é super tranquila, as pessoas todas trabalham, têm as suas vidas, não vivem de Rendimentos, estimam as suas casas porque as estão a pagar e com muito custo... nada lhes foi dado "de mão beijada"!!!
    O que me revolta é que para as pessoas que moram em apartamentos de realojamento, onde pelo menos 98% das pessoas vivem do Rendimento Mínimo,inseridos, por exemplo em bairros como os do Polo da Boba, em S.Brás , tudo lhes é dado ... boas condições habitacionais, esquadra de polícia bem perto,constroem escolas junto a outras para que abranjam a Escolaridade Obrigatória, uma biblioteca... têm os arruamentos feitos, jardins, espaços para as crianças fazerem desporto, etc... Nós que compramos casas, quer seja de habitação a custos controlados ou outra, que pedimos empréstimos,trabalhamos, estamos toda uma vida para pagar as nossas casas,não vemos terminados o que nos foi prometido por Urbanizadores e Construtores, não temos um jardim, um arruamento terminado, Escolas e esquadras de polícia temos que as procurar bem ... enfim assim custa ...

    ResponderExcluir
  7. Esta informação deixa-me obviamente com alguma preocupação, embora bons e maus vizinhos não seja sinonimo de boa ou má condição financeira.

    É com grande desagrado que verifico que em alguns dos novos Pontos de Lixo instalados na urbanização, mas que ainda não estão em funcionamento, os habitantes locais já estão a colocar lixo ao lado.
    É certo que não vejo justificação ainda não estarem a funcionar, mas eu continuo a levar o lixo e embalagens no carro para deitar fora em locais próprios.

    Ontem, com a chuva que fez, havia cartões e esferovite espalhado pela rua! Trata-se de uma questão de civismo, penso eu, dos actuais habitantes.

    Penso que poderemos tentar reclamar para a Camara ou para a junta de Freguesia, mas deixar o lixo pelas ruas não será o melhor procedimento!

    ResponderExcluir
  8. Constatei o mesmo ontem. Parece que há pessoas que não percebem que se o ecoponto/molok está selado significa que não é para usar. Não entendo se esta gente acha que por colocar um monte de caixas de cartão ao lado do ecoponto respectivo o camião de recolha vai materializar-se como que por magia ou vai deslocar-se do seu percurso original para vir buscar apenas aquelas coisas. Na melhor da hipóteses, os senhores da recolha de lixo normal juntam tudo mas para isso mais valia os vizinhos colocarem tudo indiscriminadamente no contentor se não querem andar 200 ou 300 metros só para fazer a separação.

    Quanto à ideia de pressionar a câmara, acho que o podemos fazer para que completem a colocação dos ecopontos em toda a outra zona da urbanização pois de certeza que só finda a obra é que existirão mudanças nos trajectos dos carros de recolha.

    ResponderExcluir
  9. Tb já tinha dado conta...
    Embora fizesse todo o sentido ter aberto os moloks e ecopontos, parece-me que estão à espera de uma inauguração. No entanto, creio que não é justificação suficiente para colocar o lixo em recipientes que ainda não estão a funcionar!

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde,

    Resido na Atalaia, ápenas hoje descobri este forum que acho bastante útil. Já deixei a minha mensagem relativamente aos ecopontos e á vergonha de vizinhos que infelizmente temos.
    Gostaria mesmo era de falara acerca desta situação dos prédios ditos de baixo custo.
    Concordo com o comentário acima que nós andamos a trabalhar para poder pagar a nossa casa, e não considero justo termos que acatar com habitação social.
    Se eu quisesse morar ao pé de habitação social concerteza não teria escolhido a Atalaia para morar.
    E quando ao comentário de "Anónimo", um prédio em tantos faz a diferença sim. Eu conheço a Amadora desde sempre, conheço muito bem, e sei muito bem o que é o ambiente perto da chamada habitação de baixo custo, nomeadamente o referido bairro ao pé da Quinta da Lage.
    O que eu gostaria de deixar aqui é:
    Podemos fazer alguma coisa em relação a isso?
    Existe alguma petição a decorrer, algum abaixo assinado em que possa participar?
    Caso alguém conheça, gostaria que deixassem aqui a informação, porque para além de mim tenho familiares também a residir na Atalaia que tenho a certeza que gostarima de colaborar.

    ResponderExcluir
  11. Na realidade, o que me parece bastante preocupante é o facto das pessoas que cá habitam (atenção: habitações não sociais!) depositarem o seu lixo na rua, nos lotes desocupados, etc.. São sacos do lixo, cartão, mobílias e outros "objectos" depositados por qualquer sítio onde haja espaço livre.
    Devemos sensibilizar os nossos vizinhos para esta questão.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde,

    Efectivamente, estamos preocupados com uma questão que pode eventualmente nem nunca se tornar uma realidade.
    Como já um nosso vizinho aqui referiu, com tanta casa por vender na nossa urbanização, dúvido que tão cedo sejam construídos novos prédios nos espaços ainda por urbanizar, quanto mais "habitação de baixo custo", embora não ache que se deva descurar esta situação.
    Deveriamos sim, preocupar-nos em manter o que é novo como novo.
    Deveriamos sim, nós habitantes conscienciosos da Atalaía, sensibilizar quem n tem sensibilidade...
    Nem que mais não seja, se cada um de nós que possa ver alguém a fazer a "triste figura" de deitar o lixo no chão, chamar a pessoa á razão.
    Pode ser que pelo menos pela vergonha de ter que ser chamada á atenção em plena rua por um vizinho, surja algum civismo... forçado

    ResponderExcluir
  13. É justamente esse o objectivo de posts como o do estacionamento ou do lixo na rua. Se todos tentarmos fazer a diferença, conseguiremos.

    ResponderExcluir
  14. Boas, a respeito de tudo o que vem a ser dito sobre as urbanizaçoes da Atalaia, penso que a primeira preocupação será a re-educação dos que já habitam nas mesmas. Porque ao que parece não tem consciencia civica e não querem competição com os futuros moradores ditos socialmente desfavorecidos. Foram postos varios exemplos de habitações a custos reduzidos, entre as quais alta de lisboa e as da amadora (falagueira e boba), passo a referir que as citadas da amadora sao "bairros sociais", e a unica que deveria ser citada como "habitação de custos reduzidos" ficam situadas nos moinhos da funcheira e se calhar na será má ideia la passarem e verificarem como se encontram as habitações e espaços circundantes antes de fazerem uso da ignorancia e comentarem coisas que desconhecem. Para a suposta aquisição dessas habitações há um sorteio e só apenas aqueles que assegurarem ter formas de pagar as mesmas é que iniciarão o processo de compra das mesmas. Ou seja a pessoa tem que apresentar rendimentos certos e validos (rendimento social não é considerado). Certamente não sentiremos tanto a presença destes moradores como dos que dizem ter pago exorbitancias e poe o lixo na rua, e que parecem ser no minimo os mais atingidos.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite!!! tenho que deixar tambem um comentario em relaçao as casas a custos controlados!!Tenho casa propria (nos moinhos da funcheira, alto da mira)que adquiri num concurso publico (custos contolados),pago as minhas contas, nao vivo de rendimentos minimos nenhuns!!! na minha urbanizaçao vivem pessoas com baixos rendimentos e que pagam as suas rendas!!! nao coloquem o mesmo rotulo a toda gente... porque a minha mae vive na urbanizaçao da boba...sai de casa de manha e entra ja de noite...trabalha como toda a gente, paga as suas contas, nao vive as custas de ninguem!!! como veem nos bairros sociais tambem existe gente que trabalha e que merece ser respeitada e nao ter um rotulo na testa so porque vive num bairro social...onde existe algumas pessoas que nao gostam de fazer nada ...mas felizmente ainda existe gente que nao vive a custa de ninguem a nao ser de si mesmo!!! e estas pessoas acabam por ser muito mais cultas e mais felizes do que muita gente preconceituosa!!! Informem-se acerca das habitaçoes a custos controlados,porque as burocracias sao tantas que nao é qulquer um que consegue comprar uma casa, mesmo por estes meios "facilitados"...a compra destas casas passa tambem por muita questao de sorte!!! mas ja agora a minha urbanizaçao esta a ser habitada acerca de 3/4 anos...passem por ca e vejam como ela está!!!Obrigado

    ResponderExcluir
  16. Boa dia,
    será que alguém me pode informar onde ficam os lotes referidos? 19, 67 e 68
    Existe algum mapa da urbanização?

    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  17. sim o 67 e 68 é junto ao parque da clínica ao lado do edificio que está actualmente em construção. o 19 é junto a entrada de emergência da pista de ski..... junto da ic19 no espaco entre 2 predios já habitados. Agora rezem.

    ResponderExcluir
  18. aliás podem consultar no pdm da cma no respectivo site
    http://sig.cm-amadora.pt/AloDigitalViewer/Viewer.aspx?serviceName=Pdm_Ordenamento&host=sig01

    ResponderExcluir
  19. Bom dia,
    Não sei se a minha informação vai adiantar muito a esta discussão, mas hoje fui à conservatória do registo predial da amadora, verificar as licenças, pois pretendo mudar-me para um lote dessa urbanização, e verifiquei o seguinte: No Alvará de loteamento 3/03 de 14 de Abril de 2008 os lotes 19, 67 e 68 destinam-se a habitação social.

    Espero que ajude

    Cps

    Rosário Pereira

    ResponderExcluir
  20. Por favor leiam o BI da vossa casa ( aquela papelada que vos foi entregue na escritura ),lá vem tudo, mesmo esses lotes e as referências ao loteamento e etc. e tal...

    Não faças das pessoas que para lá vão habitar uns monstros anti-sociais, e deixem de debitar informação psicológica neste tipo de conversação. Já viram que qualquer pessoa pode aqui entrar e consultar. Que modelo de sociedade mostramos nós a quem na vida pouco ou nada teve, senão agora ter uma casa em condições?
    Devemos é exigir ás instituições que fazem o realojamento que informe as pessoas como é viver em condomínio e os respeito que devem ter uns pelos outros... Devem mostrar e explicar o porque das coisas. Este facto de ignorância, aliado a um certo desconforto de descriminação, que muitas vezes fazem destas pessoas terem atitudes agressivas perante a sociedade para se protegerem e levarem os seus intentos à sua maneira, já que desconhecem os mecanismos reguladores da nossa sociedade. Esses mesmos a quem nós recorremos e por vezes nos vimos frustrados pela demora, por falta de decisão, etc. ...

    Devemos ter uma boa integração, com quem quer que seja.

    Não se esqueçam que antigamente, Lisboa, exceptuando-se os residentes da baixa, era povoada de habitações clandestinas, como foi o conhecido caso do bairro de Camarate, e muitos dos agora " Sr.º Dr.º Chiques " de Lisboa e arredores tiveram lá a sua origem. Não é por isso que devemos ter uma atitude negativa para com os mesmos. Devemos sim, é exigir que a formação cívica seja dada aos novos residentes, quer nos seus direitos; deveres; recurso para instituições nos casos de litigio, etc. .. já que, possivelmente do local de onde vêem , não terão essas regras, tendo, aqui que as observar.

    Tenho dito...

    ResponderExcluir
  21. Olá moradores da Urbanização da Atalaia,

    este fim-de-semana estive na urbanização a ver os apartamentos e confesso que fiquei bastante inclinada a ser vossa vizinha. Hoje deparei-me com este blog e vejo que há alguma preocupação referente ao facto de haver a atribuição de parte das casa para a "habitação social". O que ainda não percebi é se habitação social é sinónimo de "Habitação a custos controlados para jovens" se alguém me pudesse esclarecer, eu agradecia.
    Vejo que para a maior parte dos actuais moradores ditos "sem habitação social" esta questão é um verdadeiro problema, pelo que após ler este post e os comentários, pus em causa a minha compra de casa nessa urbanização.
    O que vi este fim-de-semana foi apenas uma zona calma, com muitos jovens casais à procura do mesmo. Bons acessos e mais nada. Não me deparei com pessoas ditas "duvidosas", nem barracas, nem nada que se parecesse. Mas ninguém melhor que vocês que aí vivem para me falarem quanto à segurança da zona.

    Nunca vi a habitação social como uma conotação negativa, sei que existem muitas pessoas que usufruem desta ajuda, pois de outra forma não poderiam sustentar uma casa. Mas também sei de casos de pessoas que não foram avisadas na altura da compra do apartamento e mais tarde é que se aperceberam que moravam num bairro social, que por acaso era bastante problemático.

    A minha questão é: serão os 10% assim tão incomodativos? Acham que colocam a segurança da urbanização em risco? Os 10% estão distribuídos pelos 3 lotes? Ou os lotes destinam-se única e exclusivamente a essas pessoas? As pessoas já estão aí a viver?

    PS- acho uma excelente ideia este blog, assim todos os moradores podem conversar e discutir assuntos para o bem geral.

    Sofia Moreira

    ResponderExcluir