quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Problemas de falta de estacionamento

Caros vizinhos,

É com muito desagrado que se verifica que os problemas de falta de espaço para estacionamento para as viaturas já começaram na nossa urbanização. Talvez se deva ao facto dos prédios estarem lotados, por todos os inquilinos terem 2 ou mais carros ou então pela abertura da pista de ski. Seja qual for o motivo, não é de estranhar que mais dia, menos dia comecemos a dar de caras com carros estacionados em cima dos passeios ou até mesmo em segunda e terceira fila.



É por este motivo que já foi entregue às autoridades competentes uma proposta de resolução do problema. Para que se deixem de verificar situações como a exposta, duas propostas foram apresentadas para consideração e posterior implementação por parte da autarquia e do urbanizador:

1ª hipótese:
  • Construção de um tapete rolante entre as entradas dos prédios e os estacionamentos livres mais próximos, de preferência coberto (pois o inverno tende a ser bera). Desta forma, poderemos estacionar de forma confortável onde nos for mais conveniente e o tapete encarregar-se-á de nos levar de forma tranquila e sem esforço até à nossa residência (se for coberto, também nem necessitamos de abrir o guarda-chuva em caso de alguma pluviosidade).

2ª hipótese:
  • Autorização camarária, dos arquitectos, engenheiros e urbanizador para que sejam alargadas as portas de entrada dos prédios. Desta forma poderemos calmamente e confortavelmente entrar com o carro pelo prédio adentro e deixá-lo parqueado onde realmente dá mais jeito - no patamar mesmo em frente às nossas portas.
  • Requere-se ainda a substituição dos ascensores tradicionais por monta-cargas de forma que não sejam apenas beneficiados os inquilinos do rés-do-chão.



Respostas:
1ª hipótese:
  • Caso sejam possuidores de membros inferiores funcionais, usem-nos. É para isso que servem.

2ª hipótese:
  • Já existe uma forma de entrar com o carro pelo prédio adentro. Embora complexa e de difícil aprendizagem, esse magnífico invento (que já tem para cima de uns dias de existência) encontra-se implementado em todos os prédios da urbanização. Chama-se garagem. Caso não conheça, consulte o dicionário mais próximo e peça ajuda ao construtor do seu prédio para lhe indicar o que é e como funciona - ele certamente irá ajudá-lo ou quanto mais não seja, indicar-lhe-á um bom local onde pode fazer um curso de várias semanas sobre a correcta utilização desta obra-prima da engenharia.
  • No que diz respeito ao monta-cargas, não será possível. Já existe no entanto uma hipótese chamada elevador (que certamente já utilizará, nem que seja para subir apenas para o primeiro andar). O que se calhar não sabe é que ele desce também até às profundezas dessas catacumbas chamadas de garagens. Assim poderá "calmamente e confortavelmente entrar com o carro pelo prédio adentro" e só necessita depois de se deslocar/arrastar/rebolar até ao ascensor mais próximo.

O civismo parte de todos nós.

16 comentários:

  1. vê-se mesmo que o "bizinho" não tem mais nada que fazer do que andar a contar pópós pelas ruas desertas da atalaia! arranje um hobbie!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o sentido de humor.
    Também ja me perguntei porque o fazem com tanto lugar vago naquela zona (menos de 20 mts)
    Na minha opinião não se trata de andar a contar popós, mas sim de uma questão de civismo de todos nós.
    Até compreendo quando em época de Inverno, mas agora não é o caso.

    ResponderExcluir
  3. Apesar de muitas vezes deixar o meu carro na rua, deixo-o nos lugares devidos.
    Concordo com o conteúdo a todos os níveis: afinal de contas têm o carro parado no meio da estrada. Os carros ali estão a estorvar, pois se algum vizinho quiser fazer mudanças ou descargas de material grande e pesado, não o pode fazer à vontade - esse sim, tem de ir parar a viatura mais abaixo e levar as coisas em braços até à porta do prédio.

    ResponderExcluir
  4. Realmente, o comentário do primeiro anónimo é bem ilustrativo de como uma carapuça serve na perfeição. Pode ser que ache menos piada quado necessitar de carregar qulaquer coisa para dentro de casa, ou caso precise duma ambulância, ai talvez mude de ideia. Se não concorda que se possa estacionar de uma forma civilizada ao menos poupe-se ao rídiculo.

    Concordo com o teor da mensagem, e pelos vistos, se algum dia tivermos o bairro mais habitado, estamos condenados a fazer gincanas só para sair de casa.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Eu até concordo que não é o mais correcto deixar os carros naquele local (por acaso não o faço a não ser quando quero carregar ou descarregar qualquer coisa em poucos minutos) mas não acho de todo o tom do post o mais correcto, até porque o civismo também se está na forma como se afirma um pensamento,tanto mais que fotos dos carros, com ou sem matriculas visíveis, não se justificam (muito menos colar folhetos na porta).
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Programas Eleitorais para a Amadora - Autáquicas 2009

    http://moinhodoguizo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. no caso desta noticia, resta me dar uma sugestão... em vez de fotografarem este lado da rua, porque nao mostram o lado oposto? é que de facto, o outro lado por incrivel que pareça e estranhamente ainda mantem grades, que impedem estacionamento e que do outro lado do referido predio nao existe nada. Talvez o civismo passe por todos, inclusive ter atençao às referidas grades que em dias de vento por vezes encontram se no chao...
    Mas pergunto eu... isso é o mais IMPORTANTE????? E se todos se preocupassem nos caixotes do lixo/ecopontos que nunca mais estão a funcionar, e se nos preocupassemos em fazer algo para que EXISTA ESPAÇOS VERDESSSS...
    Os carros talvez estivessem bem estacionados se nao existisse estacionamento a ser obstruido, por grades que no Inverno vao ter de lutar bastante. Mas, antes dos carros, bem ou mal estacionados, que tal nos preocuparmos pelo nosso bem estar... Espaços Verdes...

    ResponderExcluir
  8. Bom dia,

    Estou a pensar comprar um apartamento no lote 54 (ao lado do edificio Solaris).

    Gostaria de saber se a zona é pacata e se pode andar livremente sem problemas. Gostaria também de saber se as habitações sociais previstas na urbanização atalaia são perto desse lote, ou se existe algum problema conhecido com o mesmo.


    Desde já obrigado,
    Um possível futuro morador.

    ResponderExcluir
  9. O objectivo deste post não foi o de apresentar qual é o "principal" ou mais "importante problema" da urbanização.
    Foi trazer ao debate uma situação que está directamente ao nosso alcance solucionar e com um esforço mínimo para os intervenientes.

    Claro que o facto da colocação dos ecopontos estar a demorar meses ao invés de apenas semanas é mais importante. Claro que a falta de espaços verdes, limpeza nas ruas, existência de estaleiros e grades de (pouca) protecção são assuntos mais relevantes (embora a presença das grades não invalide todo o restante estacionamento circundante).

    A questão é que estes últimos poderão ter o nosso empurrão nas assembleias da junta de freguesia da Damaia, mas mais do a simples pressão, pouco poderemos fazer.

    Gostaria que os caros moradores e vizinhos ponderassem um pouco nestas e noutras questões para que juntos possamos tornar a Atalaia num local melhor para viver.

    E quem sabe na próxima assembleia não estarei lá sozinho a reivindicar espaços verdes, ecopontos, limpeza e segurança como o tenho feito e possa contar com a companhia e apoio de alguns de vós.

    ResponderExcluir
  10. Tem toda a razao que as grades nao invalida o estacionamento nos locais devidos, no entanto, por mim falo... tenho um familiar com problemas fisicos - deficiente - e essa pessoa que por acaso frequenta com assiduidade a minha residencia, nao tem onde estacionar num local proximo porque existem umas grades de proteccao a ocupar os lugares de estacionamento. Grades essas, que por muitas vezes, e sabemos que vento é o que abunda nesta zona caem no chao com frequencia...
    Apenas comento que nao entendo o porquê da existencia dessas protecções, grades, quando ao lado tem o posto de venda de imoveis.
    Relativamente ao reivindicar espaços verdes, limpeza e segurança para que o Nosso Espaço fique melhor e que tenhamos qualidade de vida,depende sem duvida de todos nós.
    Mas dá para pensar, andei a passear em Oeiras e 1º eles colocam as arvores e fazem os jardins e depois constroem...

    ResponderExcluir
  11. Têm ideia se vai haver alguma assembleia brevemente? Em semana de pré-eleições... Muitas promessas, pouca acção... :/

    ResponderExcluir
  12. Boa Noite pessoal,

    Alguem sabe onde posso arranjar a planta do plano urbanistico desta urbanização?
    Cumprimentos,
    FS

    ResponderExcluir
  13. Será verdade que na Urbanização Residencial da Atalaia (os que cá vivem pagaram para terem QUALIDADE)vão surgir habitações sociais? (será que existe alguém com alguma informação acerca deste assunto?

    ResponderExcluir
  14. Os elementos de que disponho resultam da certidão da conservatória do registo comercial referente à minha fracção. Na inscrição da autorização de loteamento refere-se que os lotes 19, 67 e 68 se destinam a habitação social. No entanto numa alteração posterior (inscrita também na certidão) indica-se que o loteamento passou a ter 67 lotes, em vez de 68. Julgo que teremos 2 prédios de habitação social numa urbanização de 67 prédios. Não me parece significativo..

    ResponderExcluir
  15. ok algo que desconhecia...e que me deixa deveras preocupada, sinceramente

    ResponderExcluir
  16. Infelizmente é algo que não se consegue evitar. Todas as novas Urbanizações vão ter lotes de habitação social.

    Desde que não sejam mesmo ao lado ou frente do seu lote, não deverá haver grandes problemas. Conheço várias pessoas que moram em sítios de luxo ,com prédios de habitação social por perto e que nunca tiveram qualquer razão de queixa.

    ResponderExcluir